terça-feira, 20 de março de 2012

Frente no Fórum Alternativo Mundial da Água

Plenária no FAME 2012 em Marselhe
O Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, Edson Aparecido da Silva  representou a Frente no Fórum Alternativo Mundial da Água - FAME 2012 que ocorreu em Marselhe, França entre os dias 10 e 17 de março último.
O FAME é uma iniciativa da sociedade civil internacional que milita com a questão da água e do saneamento e que luta para que a água e o saneamento sejam considerados como direito humano fundamental conforme resolução da ONU aprovada em 2010 e pela sua manutenção em mãos públicas e contra todas as formas de privatização.
A atividade se contrapõe ao Fórum Mundial da Água organizado pelo Conselho Mundial da Água, financiado pelas grandes corporações privadas da água e pelo banco mundial. Estes defendem que a saída para resolver o problema da água e da falta e saneamento no planeta passa necessariamente pela intensificação da participação das grandes empresas privadas.
A Frente, bem como a Federação Nacional dos Urbanitários - FNU, que também enviou representantes para o FAME, apresentaram proposta de criação de um Conselho Mundial Popular da Água. A intenção é que esse debate seja aprofundado  e pretendemos que a RIO+20 seja um espaço privilegiado para continuarmos esse debate. Nesse sentido foram feitos contatos com importante representações presente no FAME, como o grande ativista defensor da criação do pacto internacional pela água e saneamento Ricardo Petrela, com vistas a obter apoio para a proposta. Um dos encaminhamentos acordados com Petrela é a realização de uma oficina durante a realização da Rio+20 que ocorrerá em junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário